A escola como organização democrática: ações e desafios no contexto da pandemia
A escola como organização democrática: ações e desafios no contexto da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.29327/1244474.16-97Palavras-chave:
Gestão democrática, Escola pública, COVID-19Resumo
Este resumo expandido foi desenvolvido por meio de observações e pesquisas ocorridas durante a experiência com o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), conciliada com a prática realizada como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria da Universidade de Rio Verde - UniRV e a Faculdade de Pedagogia, ano de 2021/2022. Teve como objeto de estudo as práticas de gestão democrática de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada no município de Rio Verde - GO, em suas relações de mobilização da comunidade escolar para a construção de valores democráticos na garantia de promover qualidade educacional e pedagógicos nos processos educacionais. As metodologias de pesquisas adotadas foram pesquisas bibliográficas, análise documental e relatos etnográficos realizados por meio da observação participante durante o segundo semestre de 2021, em que o ensino semipresencial e as ações de biossegurança direcionadas à pandemia. Em consequência, alteraram-se as relações cotidianas cuja percepção de assegurar a saúde pública estava em evidência no ambiente escolar, contudo a legislação aprovada e a participação dos cidadãos no envolvimento direto com a escola nem sempre são suficientes para garantir a democratização da escola. Esta perspectiva trouxe a reflexão quanto à escola enquanto instituição burocrática e a importância da discricionariedade para o desenvolvimento da democratização nos espaços escolares, diante ao momento histórico da pandemia em benefício a todos os envolvidos no processo educacional.