A Inclusão digital para a aprendizagem dos alunos surdos das escolas municipais de Rio Verde-GO durante o período pandêmico de Covid-19

Autores

  • Ellen Cristina Moraes Silva Universidade de Rio Verde - UniRV
  • Bruno de Oliveira Ribeiro

Resumo

O objetivo da pesquisa é mensurar os impactos causados pela COVID-19 no processo de aprendizagem dos alunos surdos e na adaptação das aulas presenciais para aulas online. Entrevistamos seis intérpretes da rede municipal de ensino que trabalharam com crianças surdas durante a pandemia Covid-19, um total de dez intérpretes que atuam nas escolas municipais de Rio Verde-GO no ano de 2021. A finalidade é de avaliar as novas relações entre a tecnologia e como os alunos surdos estão conseguindo se desenvolver com as tecnologias digitais em sala. A partir do mês de fevereiro de 2020 várias escolas necessitaram fechar por tempo determinado para reduzir a proliferação do vírus que contaminou diversos países, para que os alunos perdessem o ano letivo foram criadas legislações que mantivesse o ensino de forma remota. Com o retorno das aulas presencias observamos o quanto as ferramentas tecnológicas contribuiram para a aprendizagem dos alunos, apesar de não substituirem a presença do professor e do intérprete. Mediante entrevistas, a maioria dos intérpretes relata sobre a importância das ferramentas tecnológicas e do trabalho em parceria entre professor e intérprete para aprendizagem dos alunos surdos. A inclusão digital teve resultados positivos para a aprendizagem dos alunos surdos, pois além de contribir com recursos visuais está contribuindo com recursos diferenciados que ajudam prender a atenção dos alunos. Após o periodo pandêmico nota-se que o governo estadual está investido mais em recursos tecnologicos, como notebook, chromebooks, TV em sala, lousa digital, dentre outros.

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Publicado

2024-01-26

Edição

Seção

Ciências Humanas