Percepção dos Estudantes de Medicina em Relação ao Ensino Clínico e Prático do Curso de Medicina em uma Universidade do Interior de Goiás

Autores

  • Bruna Crispim Caixeta UNIRV
  • Carolina Zanon Duarte UNIRV
  • Gabriel Freire de Oliveira UNIRV
  • Henrique Melo Pontes
  • Leonardo Montes Lopes

Resumo

Esta pesquisa foi realizada por meio de análise de dados colhidos durante a experiência com o Programa institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), em parceria com a Universidade de Rio Verde – UniRV e a Faculdade de Medicina - FAMERV, nos anos de 2022/2023. O presente estudo, submetido e aprovado pelo Comitê de ética de pesquisa, teve como objetivo a análise da percepção dos estudantes de medicina em relação ao ensino clínico e prático do curso de medicina da Universidade de Rio Verde, sendo considerado para determinado estudo opiniões baseadas na satisfação dos acadêmicos a respeito dos métodos de ensino teórico e prático, e dos ambientes de prática médica. As metodologias de pesquisa adotadas foram pesquisas bibliográficas e análise de dados colhidos por meio de um questionário direcionado aos acadêmicos do primeiro ao quarto ano da faculdade de Medicina, que buscou visualizar a satisfação dos mesmos em relação ao ensino clínico e prático na universidade. A metodologia utilizada na faculdade é a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e tem como objetivo conduzir os acadêmicos a uma formação coerente com a saúde pública e o cenário da educação nacional. Diante disso, o foco desta pesquisa é analisar o entendimento do estudante acerca de sua capacitação para atuar na medicina a partir da metodologia de ensino aplicada na faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde.

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Publicado

2024-01-26

Edição

Seção

Saúde