Psicologia escolar e educação inclusiva para crianças autistas

Autores

  • Maísa Ribeiro Ataídes UniRV
  • Fabiana Darc Miranda

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento, que pode apresentar sintomas variados, principalmente dificuldades e comprometimento na comunicação e interações sociais e restrição em atividades de interesse.  Nessa vertente a escola se apresenta como um ambiente com importância para além do processo de aprendizagem, atuando na construção dos processos de interação social, comunicação, desenvolvimento psicomotor e cognitivo. Essa pesquisa possui como objetivo, compreender a escolarização de estudantes autistas diante da relação entre educação inclusiva e a atuação do psicólogo escolar. Foi empregado como método a pesquisa bibliográfica exploratória, ressaltando o interesse em futuras pesquisas, sendo essas mais aprofundadas. Os resultados obtidos apontam que as crianças autistas geralmente apresentam dificuldades de comunicação, socialização e no uso da imaginação, o que acarreta em diversas adversidades no que tange à escolarização e socialização, tornando-se indispensável a educação inclusiva e a atuação do psicólogo nesse contexto como facilitador deste processo.

Downloads

Publicado

2024-01-26

Edição

Seção

Ciências Humanas