Serious games para auxílio no processo de ensino-aprendizagem de Banco de dados

Autores

  • Carlos Eduardo de Paula Arantes UNIRV
  • Clarissa Avelino Xavier de Camargo

Resumo

A educação em tecnologia, em geral, tem se mostrado como desafio persistente, principalmente pelo pouco uso de meios didáticos interativos eficazes para tal. Isso se torna ainda mais evidente pela evolução exponencial da tecnologia, exigindo que novos meios de ensino surjam para acompanhar este processo. Portanto, neste projeto buscou-se como objetivo desenvolver uma aplicação em formato de jogo, também conhecido pelo termo serious game, aprimorando a forma como algumas tecnologias são ensinadas nos cursos e como forma de delimitar o escopo do trabalho, foi escolhida a tecnologia de banco de dados, com foco na linguagem SQL. O jogo foi desenvolvido no formato de RPG 2D com perspectiva top-down para imersão dos usuários em uma jornada em busca do conhecimento em SQL. Cada fase do jogo é liderada por um personagem que introduz uma cláusula SQL ou conceitos de bancos de dados, oferecendo desafios interativos e práticos que facilitam uma compreensão mais profunda dos conceitos que aproximam a teoria da realidade, os desafios são apresentados em formato de quizzes. Destacando essa abordagem, ressalta-se a importância de repensar a educação técnica, em oferecer experiências de aprendizagem envolventes e eficazes para futuros profissionais de tecnologia da informação, abrindo caminho para um ensino mais dinâmico e acessível no campo tecnológico.

Downloads

Publicado

2024-01-26

Edição

Seção

Engenharias