O enfrentamento à violência nas escolas na perspectiva da psicologia histórico-cultural: fundamentos teóricos para pensar práticas de intervenção

Autores

  • Angélica Costa Melo Universidade de rio verde
  • Fabiana Darc Miranda

Resumo

A violência escolar tem sido considerada um fator preocupante no Brasil, uma vez que vêm assumindo diversas formas nas instituições educativas. É um fenômeno complexo e seu estudo requer atenção de várias áreas do conhecimento. Nessa direção a Psicologia Escolar/educacional no Brasil tem apresentado nos últimos anos uma demanda crescente por parte da sociedade, se constituindo como um campo de grande importância na atuação profissional da categoria na compreensão dos atos de violências nas escolas. A Lei 13.935/2019, prevê a presença obrigatória de Psicólogos para compor as equipes multiprofissionais na rede de Educação Básica. Diante do exposto, intenciona-se refletir, a partir dos aportes teóricos da Psicologia Histórico- Cultural, a delimitação de uma perspectiva de atuação profissional ao mesmo tempo ampla e específica, que requer a crítica constante do lugar social assumido pelo psicólogo, no enfrentamento da violência escolar. A fundamentação teórico-metodológica do estudo é a Psicologia histórico-cultural e a perspectiva crítica em Psicologia Escolar/educacional, teorias de base materialista histórico-dialética, tendo como referência fundamental Lev Semionovich Vigotski. Por fim, a pesquisa ressalta sobre a importância a necessidade de uma formação consciente com a prática e as realidades advindas do contexto educativo para uma atuação cada vez mais consciente do papel do psicólogo escolar e construir reflexões na área da Psicologia Escolar que possam contribuam com informações sobre formação e atuação de professores e demais atores educacionais para o enfrentamento das diversas formas de violências nas escolas, ampliando a conscientização sobre o pensar sobre esse fenômeno e suas potencialidades.
Palavras-Chave

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Publicado

2024-01-26

Edição

Seção

Ciências Humanas