Levantamento dos impactos oriundos do home-office no bem estar dos docentes e seus efeitos no aprendizado dos acadêmicos dentro do contexto pandêmico

Autores

  • LEONARDO LUCIO MARTINS TEIXEIRA UNIRV/ GRADUANDO, ALUNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
  • VANESSA BARBOSA DE MORAES THOMPSON
  • ANA PAULA FONTANA
  • LARISSA DAMÁSIO DE JESUS
  • LAURA MENDES PEIXOTO
  • MELISSA DA COSTA PRADO

DOI:

https://doi.org/10.29327/1244474.16-56

Palavras-chave:

Aprendizado, Psicossociais, Saúde

Resumo

A propagação da COVID-19 exigiu que diversos profissionais modificassem sua rotina de trabalho e adotassem o regime de home office de forma rápida e compulsória. Além de, literalmente levarem o trabalho para casa em tempo integral, muitas pessoas tiveram que assumir, sem ajudas externas, as atividades de cuidado de seus familiares e de suas casas, o que aumentou a quantidade e diversidade de demandas. Escolas e universidades passaram a ter o conteúdo ministrado através de plataformas digitais, o que gerou insegurança diante de uma forma de aprendizado, a princípio, pouco utilizada. Os encontros sociais e as atividades físicas passaram a ser feitos à distância, tornando sentimentos de solidão e incapacidade mais evidentes, propiciando o estabelecimento de ansiedade e sedentarismo. Diante desse quadro, o presente estudo buscou analisar as mudanças psicossociais promovidas pela intensificação do conflito trabalho-família imposta pela adaptação total do campo de ensino ao home-office entre os docentes da Universidade de Rio Verde. Com isso tornou-se relevante, também, analisar a interferência desse novo método de ensino na aprendizagem dos alunos sob uma perspectiva dos professores. A coleta de dados deu-se a partir de formulários eletrônicos preenchidos pelo corpo docente avaliado. Por meio desta pesquisa notou-se que, houve um crescimento significativo de sintomas ansiosos e de estresse diante das modificações que a pandemia trouxe para os docentes. Além disso identificou-se um prejuízo considerável na aprendizagem dos alunos com o estabelecimento das aulas online, o que reforça a importância do ensino presencial no crescimento acadêmico dos alunos.

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Publicado

2023-05-11

Edição

Seção

Saúde