Análise dos polimorfismos do gene CCR5 em populações globais: um caminho para compreender a imunogenética da infecção pelo HIV e outras doenças

Autores

  • Isabella Martins Thomaz Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde campus Aparecida
  • Flávia Peixoto da Silva Guimarães
  • Millena Cardoso Sales Santos
  • Isabella Isaac Lopes
  • Iane de Oliveira Pires Porto

DOI:

https://doi.org/10.29327/1244474.16-30

Palavras-chave:

Genética humana, Receptores CCR5, Polimorfismo genético

Resumo

O receptor de quimiocinas CC 5 (CCR5) é responsável por regular funções de efeito funcional intracelular e tráfego dos linfócitos T, macrófagos e células dendríticas imaturas, mas se destacou por sua grande importância na regulação da fisiopatologia da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Esse trabalho tem por objetivo analisar a variabilidade do gene CCR5, utilizando dados de amostras genéticas internacionais de 2504 indivíduos, abrangendo 26 populações mundiais, e 1.171 amostras brasileiras. Verificou-se as mutações de maior frequência global e nas respectivas populações estudadas. Quanto ao caráter das mutações, 64% geram mutação não sinônima, 25% são sinônimas, 7% resultam em um códon de parada e cerca de 5% mudam o quadro de leitura. Os principais polimorfismos com significância publicada são rs1799987, rs41469351, rs1800560 e rs333, dentre outros. A partir deste estudo, foi possível elucidar os polimorfismos do gene CCR5 e as consequências a proteína final, patogenicidade e suas correlações com inúmeras doenças, em especial, o HIV.

Biografia do Autor

Isabella Martins Thomaz, Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde campus Aparecida

Graduanda de Medicina do, pela Universidade de Rio Verde (UniRV). Diretora da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral e Diretora de Ensino da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia. Aluna pesquisadora bolsista pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde. Área de pesquisa: Imunogenética e bioinformática.

Downloads

Publicado

2023-05-11

Edição

Seção

Saúde