Avaliação da percepção estética do sorriso por crianças diante de casos de maloclusão
DOI:
https://doi.org/10.29327/1244474.16-66Palavras-chave:
Estética Infantil. Imagem. Odontologia.Resumo
A percepção estética se altera em diferentes fases da vida. Como a maloclusão interfere diretamente no posicionamento dentário, é importante compreender as percepções estéticas de crianças para identificar suas expectativas e anseios. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar os sentimentos gerados em crianças ao observarem imagens de cavidades bucais com presença ou não de quadros de maloclusões e identificar o padrão e conceito de estética nesta faixa etária. Participaram da pesquisa 20 crianças entre 6 e 12 anos de idade, de ambos os sexos. Foram apresentadas seis imagens de sorrisos com e sem maloclusão e cada participante respondeu a um questionário contendo 7 questões. Além disso, para cada imagem, cada participante atribui uma nota de avaliação do sorriso e indicou o sentimento gerado. Após a coleta os dados foram tabulados e o percentual das respostas analisado, assim como o cálculo das médias de notas atribuídas a cada imagem. O teste de Mann-Whittney foi realizado no programa SigmaPlot 14 e avaliou a associação entre sexo e notas atribuídas e entre sexo e sentimento gerado (p ≤0,05). As crianças propuseram alteração na cor, tamanho e proporção de dentes, especialmente diante de maloclusão com apinhamento e na dentição permanente. Os resultados sugerem que crianças entre 6 e 12 anos demostraram preferência para imagens sem presença de maloclusão. Adicionalmente a esta observação, a atribuição de sentimentos negativos a estas imagens foi mais frequente. Os resultados a presença de maloclusões são percebidos pelas crianças e geram percepções estéticas negativas.