Aplicação da teoria das filas em uma agência bancária da cidade de Rio Verde/GO

Autores

  • Vinícius Oliveira Ribeiro
  • Rhogger Freitas Silva
  • Jordania Louse Silva Alves
  • Rodrigo Francisco Borges Lourenço
  • Clarissa Avelino Xavier de Camargo
  • darlan Marques da Silva Universidade de Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.29327/1244474.16-105

Palavras-chave:

Banco, Simulação, Pandemia, Atendimento ao cliente, Setor de serviços

Resumo

O setor de serviços é de suma importância para o PIB brasileiro, gerando empregos e renda ao país. Para este setor é substancial que haja uma boa integração desses serviços, o que não é diferente em âmbito bancário. Devido ser uma área que abrange toda a sociedade, independente da classe, o banco está inserido na vida das pessoas e é inevitável a formação de filas em seu dia-a-dia. Mesmo em meio a uma pandemia como a vivenciada em 2020, devido a COVID-19, o setor não parou em nenhum momento, apenas exigiu adaptações e melhorias em alguns canais de atendimento do mesmo. Visto isso, uma agência bancária localizada no sudoeste do estado de Goiás (Brasil), realizou um estudo de caso utilizando a Teoria das Filas para comparar um determinado período antes e pós pandemia, com a finalidade de verificar se as políticas adotadas pela agência estavam conseguindo atender os clientes em meia as adaptações impostas pelo governo local.

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Publicado

2023-05-19

Edição

Seção

Engenharias