A Universidade de Rio Verde- UniRV, se tornou a primeira universidade pública do país a participar do programa Fisu Healthy Campus e a 50ª do mundo. Lançado em maio de 2020, pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), o projeto tem como objetivo contribuir positivamente com o estilo de vida e o bem-estar de estudantes universitários ao redor do mundo, visando promover e incentivar a prática de atividades físicas e escolhas saudáveis dentro do campus.
De acordo com o Magnífico Reitor, professor Me. Alberto Barella, o cadastro da UniRV no programa é motivo de muito orgulho para o corpo docente e discente da universidade, “Tal fato ratifica o nosso compromisso de desenvolvimento institucional constate, visando sempre proporcionar o que há de melhor à nossa comunidade acadêmica”.
Por meio do cadastro realizado pela instituição, a UniRV receberá um documento contendo as informações necessárias para obtenção do selo de Healthy Campus. De acordo com as normas do programa, a universidade precisa atingir pelo menos 40, dos 100 critérios exigidos, estes separados em sete categorias sendo elas: esporte e atividade física, saúde mental e social, nutrição, prevenção de doenças, comportamento de risco, meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social e gestão de campus saudável.
Dos critérios propostos pelo FISU, a Universidade de Rio Verde já adota: Academia Escola, Clínica Escola de Fisioterapia, Clínica Escola de Odontologia, Clínica Escola de Psicologia, Clínica Escola de Nutrição, dentre outros programas.
Os programas da UniRV voltados à comunidade acadêmica buscam por meio da valorização do ser humano, garantir à comunidade a participação da universidade em projetos sociais e contribuir para o desenvolvimento acadêmico, “O trabalho em campo reflete na melhoria da qualidade de vida da população. Nesse sentido, em nossas práticas cotidianas, preparamos a comunidade acadêmica para estender à sociedade em geral nossos valores, relacionados à importância do desenvolvimento educacional e científico atrelados ao respeito às diversidades e às minorias, ao meio ambiente sustentável, enfim, ao desenvolvimento e bem-estar social”, ressalta o Magnífico Reitor, professor Me. Alberto Barella.