Design editorial ea linguagem jornalística do jornalismo impresso

Paula Roberta Santana Rocha

Resumo


Com os avanços tecnológicos trazidos pela infor- matização nas redações, bem como o advento de novos meios de comunicação de massa, o jorna- lismo impresso perpassa por profundas transfor- mações em seus princípios, que exigem um tra- tamento diferenciado da notícia e seu design. No mesmo patamar, percebe-se a necessidade do desenvolvimento de um projeto gráfico editorial mais criativo e bem elaborado que atenda às ex- pectativas e anseios da “sociedade da imagem”. Desta forma, compreendendo a intrínseca rela- ção do design editorial e da linguagem jornalísti- ca, o presente trabalho tem como propósito reali- zar uma discussão teórica acerca da intersecção da forma e conteúdo do jornal impresso e como o design editorial do jornal influencia a linguagem jornalística e vice-versa. Busca-se aqui demons- trar os efeitos de sentidos desencadeados pela natureza do dispositivo, bem como a importância de quesitos como visibilidade, legibilidade e inte- ligibilidade. 


Texto completo:

PDF

Referências


CHALHUB, S. Funções da linguagem. 12. ed. São Paulo: Ática, 2006.

CHARADEAU, P. Discurso das mídias. Trad. Ângela M. S. Côrrea. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2012.

FETTER, L. C. Revistas, design editorial e retórica tipográfica: a experiência da revista Trip (1986- 2000). Porto Alegre, RS, 2011, 220 p. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.

FREIRE, E. N. Odesign no jornal impresso diário. Do tipográfico ao digital. Revista Galáxia. São Paulo, n. 18, p.291-310, dez. 2009. Disponível em Acesso em: 17/07/2014.

GRUSZYNSKI, A. C. Design gráfico: do invisível ao ilegível. São Paulo: Rosari, 2008.

HOLLIS, R. Design gráfico: uma história concisa. Trad. Carlos Daudt. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LAGE, N. Linguagem jornalística. 8.ed. São Paulo: Ática, 2006.

SODRÉ, M.Anarração do fato: notas para uma teoria do acontecimento. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

PINTO, M. J. Comunicação & Discurso. 2 ed. São Paulo: Hacker Editores, 2002. VILLAS-BOAS, A. O que é (e o que nunca foi) Design. Rio de Janeiro: Editora 2 AB, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.