Avaliação dos aspectos e impactos ambientais no setor de abate de um frigorífico em Cachoeira Alta-Go

Franciane Paula da Cruz, Weliton Eduardo Lima de Araújo

Resumo


A crescente expansão demográfica reflete-se de forma direta no aumento do consumo de carne bovina pela população brasileira trazendo consi- go muitos problemas sociais, econômicos e am- bientais,principalmente por parte das indústrias potencialmente poluidoras, fazendo-se necessá- rios vários estudos sobre avaliação dos aspectos e impactos ambientais, de modo a buscar meca- nismos para um desenvolvimento limpo no pro- cesso produtivo de tal atividade. A partir disto, o presente trabalho teve como objetivo identificar e avaliar os aspectos e seus respectivos impactos ambientais em um frigorífico bovino no setor de abate, onde foram avaliadas as principais ativi- dades realizadas diariamente,baseando-se na Norma Brasileira Regulamentadora ISO 14001. Concluiu-se a partir de tal estudo que o setor de abate causa danos significativos ao meio ambien- te, destacando-se o esgotamento dos recursos naturais, contaminação do solo e água. 


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO - 14.001: Sistema de gestão ambien- tal: especificação para uso. Rio de Janeiro, 2004.

BRASIL. 1981 Lei 6938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Presidência da República

BRASIL, 2011. Resolução CONAMA no 430, de 13 de Maio de 2011. Dispõesobre as condições e pa- drões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução no 357, de 17 de março de 2005. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente.

BRASIL. 1986. Resolução CONAMA no 001, de 23 de janeiro de 1986. Dispõe sobre critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de impacto ambiental. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente.

HENZEL, M.E. Análise de resíduos como mecanismo de auxílio à redução de impactos ambientais: um estudo de caso em abatedouro. 2009. 127f. Dissertação (Mestrado em engenharia de produção) - Univer- sidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA(IBGE), Estatísticas das cidades 2010.2010.

LORENZETT, D. B.; ROSSATO, M.V. A gestão de Resíduos em Postos de Abastecimento de Combus- tível – Revista de Gestão Ambiental. Ponta Grossa – Paraná - Brasil/ v.06, n.02: p.110 – 125 - 2010.

MALDANER, T.L. Levantamento das alternativas de minimização de impactos gerados pelos efluentes de abatedouros e frigoríficos. 2008. 69f. Monografia (Pós-graduação em lato sensu em Higiene e Inspe- ção de Produtos de Origem Animal) – Universidade Castelo Branco, Brasília, 2008.

NOBREGA, R.S. Impactos Ambientais Causados pelos Postos de distribuição de Combustível em Por- to Velho – (RO): Análise da vistoria técnica para obtenção de licenças ambientais – Revista Brasileira de Gestão Ambiental. Mossoró – RN - Brasil/ v.3, n.1, p.13 – 22 de Janeiro/ Dezembro de 2009.

PACHECO, J. W.; YAMANAKA, H. T. Guia técnico ambiental de abates (bovino e suíno). CETESB. São Paulo, 2008.

ROCHA, S.P.B.; SILVA, G.C.S. da; MEDEIROS, D.D. de. Análise dos Impactos Ambientais causados pelos Postos de distribuição de combustíveis: uma visão integrada. In:Encontro Nacional de Engenharia de Produção, XXIV , 2004, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2014.

SANTANA, A. Avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais de Posto de Combustível Varejista de Rio Verde-GO. 2013. 17f. Artigo (Graduação em engenharia ambiental) – FESURV – Universidade de Rio Verde, Rio Verde, 2013.

SANTOS, H.J. Evolução da Avaliação de Impacto Ambiental para Empreendimentos Rodoviários: Uma Análise Descritiva e Aplicada. 2010. 100f. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universi- dade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2010.

SCHENINI, P. C.; ROSA, A.L.M.; RIBEIRO, M.M.A. O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo como Atrativo aoInvestimento Ambiental: Estudo de Caso em um Frigorífico deBovinos. In: SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 3, 2014,Florianopolis. Anais... Florianópolis, 2014.

TAVARES, E.T; WEBER, M.I. impactos ambientais e tratamentos gerados pelos efluentes de abate- douros de bovinos. 2014. 17f. Artigo (Pós-graduação MBA em sustentabilidade e gerenciamento ambien- tal/empresarial) - Universidade Tuiuti do Paraná, Paraná, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.